O Pix foi amplamente adotado pelos brasileiros se tornando o principal meio de transferência de valores e veio para dar mais comodidade aos usuários e incluir diversos estabelecimentos digitalmente.
Porém, é preciso ter cuidado com ações mal-intencionadas que acabam utilizando a praticidade do sistema para aplicar golpes em usuários.
Quer saber como utilizar o Pix de maneira segura sem cair em possíveis golpes? Veja algumas dicas que preparamos para você.
1. Não utilize o Wi-Fi público para transações
É comum as pessoas utilizarem o Wi-Fi disponibilizado em alguns transportes públicos ou até mesmo restaurantes, mas é preciso tomar certo cuidado ao utilizar essas redes.
A segurança nessas redes não é considerada forte, o que facilita o acesso de hackers às suas informações pessoais. Por isso, não faça transações bancárias através dessas redes.
Se possível, utilize seu pacote de dados ou espere até chegar em um local que tenha uma rede segura.
2. Cuidado com senhas e links suspeitos
Nunca informe seus dados e senhas a terceiros. Recebeu uma ligação ou mensagem pedindo dados sigilosos? Não informe a ninguém. Pode ser um golpe para capturar seus dados e realizar transações financeiras.
Além disso, tenha cuidado ao clicar em links, verifique a autenticidade dos links e sites antes de acessá-los. Para fazer um Pix, acesse somente o canal oficial do seu banco.
Verifique a procedência de ofertas e anúncios.As vendas ocorrem apenas em nossos sites ou lojas parceiras. Cuidado com as vendas falsas, sempre confira a veracidade antes de finalizar a compra.
3. Atenção ao WhatsApp
Desconfie de solicitações pedindo pagamento pelo WhatsApp, todos os nossos pagamentos são realizados por meio do nosso site oficial ou lojas parceiras.
4. Confira os dados do destinatário
Sempre confira os dados do destinatário antes de fazer um Pix, pois golpistas podem se passar por empresas e solicitar um Pix, por isso, sempre verifique os dados antes de finalizar.
Estar atento a todas as dicas citadas é muito importante para que você tenha uma vida digital mais segura.
Fonte: Banco Santander